Premiadas

- Papa Francisco - Selecionado no 40o. Salão Internacional de Piracicaba

Highslide JS
Papa Francisco - Selecionado no 40o. Salão Internacional de Piracicaba.
Depois de três anos sem participar, voltei e consegui mais uma seleção. Participei com uma caricatura do Papa Francisco. Foram selecionados 142 trabalhos para a categoria cartuns, seguidos de 97 caricatura em que participei, 74 charges e 73 tiras/histórias em quadrinhos. Em 2013, o Salão de Humor recebeu recorde de inscritos, 4.180 obras, enviadas por 966 artistas de 64 países. Integraram a comissão de seleção profissionais experientes em Salões de Humor. São eles os cartunistas Pryscila Vieira, Natália Forcat, Gilmar Machado Barbosa, Paulo Branco e Lucas Leibholz, o ilustrador Rafael de Latorre, e o professor universitário Celso Figueiredo Neto.

- Menção honrosa e seleção

Meu discurso em 2006 da minha formatura.

Discurso de Formatura - Turma 2006 UCP de Ciência da Computação

Discurso que fiz no dia da colação de grau da turma de Ciência da Computação de 2006-UCP (Universidade Católica de Petrópolis-RJ), no dia: 20 de Julho de 2006. No final do texto (Parte IV) explico como foi escrito este discurso.

Parte I

INTRODUÇÃO DO DISCURSO

Magnífico Senhor Reitor Pe. José Maria; Ilustríssimo Senhor Professor Mestre Airton Coelho, Diretor da Faculdade de Informática; Ilustríssimo Senhor Professor Doutor José Carlos Tavares, paraninfo da nossa turma; Ilustríssimo Professor Mestre Jorge Antônio, nosso patrono; Ilustríssimos professores homenageados e demais componentes da mesa, colegas bacharéis, senhoras e senhores.

Confesso que foi uma grande surpresa ao ver meu nome na lista dos possíveis oradores de turma, mas logo pensei, ah... quem iria votar em mim, meus amigos não faria isso comigo...

Então, fiz boca de urna para que outros colegas recebessem mais votos, coloquei scraps no orkut, mensagens no msn, e nada, só via meus votos crescendo e tomando distância dos outros. Eu discursando seria catastrófico... só sei escrever código para computador...fui ficando desesperado, até que chegou ao fim e vi meu nome escancaradamente mais votado, pensei, cadê meus amigos?

Sabendo do quão foi democrático o voto, não pude recusar esse convite imposto, então serei o Orador da turma. Eis o desafio a mim mesmo!

A pior dúvida é por onde começar esse discurso, penso... vou fazer um programa com um banco de dados com todos os discursos que encontrar pela Internet, e através de um Datamining, com a juda do Diguim,e com orientação do Prof. Jorge Antônio só iria dar certo!! E por fim, é só juntar todos os assuntos comuns e montar a entidade relacionamento desse discurso, ainda mais usando integridade referencial, chave primária, chave estrangeira, triggers, store procedure. Já tem cara de sucesso e é só compilar... Lógico...É lógico que dá certo, ainda mais que, vi lógica por todo o curso; lógicas de algoritmos; lógicas matemáticas, em fim, o que mais sei mesmo é lógica, não estou formando em orador, e sim Ciência da Computação, mas vale a pena tentar, computação é desafio mesmo! A final, nós escrevemos códigos Assembly para controle de injeção eletrônica de carro, quem não dirá um simples discurso!!

Bom, para início de conversa tenho que escolher as ferramentas para os processos e modelo conceitual desse discurso, já sei, vou usar RUP (Rational Unified Process), esse negócio de Iniciação, Elaboração, Construção e Transição, isso tem cara de estrutura de redação, tem tudo para dar certo. Mas pensando bem não vai dar tempo, até otimizar esse RUP foi se o prazo e isso fere uma das melhores práticas. Escopo, prazo e custo.

Mas é tão simples, eu vou programar isso tudo direto, sem melhores práticas, nossos professores não vão saber mesmo! É só escolher a linguagem certa: Qual seria melhor? C, C++, Java,.NET, Pascal, PHP, ASP, Python, Clipper, Fortran credo!!! qual??

Pensando melhor, isso poderia usar Inteligência Artificial, ainda mais que é para representar o conhecimento. Vou pedir ajuda ao Prof. Tavares, ele sim, sabe esse lance de inteligência artificial, e nisso o cara é doutor. Mas acho que não vai ser uma boa idéia, ele vai viajar muito, vai pedir que eu faça isso embarcado em um microchip, num pequeno ponto ligado ao ouvido e ainda com criptografia de 128 bits, frameworks, milhares de agentes, programação orientado a objeto em assembly. Não, definitivamente não.

O tempo passa e não fiz nada ainda, já sei, vou enviar um e-mail para o Prof. Coelho, afinal de contas ele é o diretor do curso e ainda é funcionário padrão do Bill Gates no Centro de novas tecnologias da Microsoft, é...ele deve ter algumas soluções prontas e baratas, mas isso se ele responder ao meu e-mail! Nossa! O tempo está passando... sabe de uma coisa vou pesquisar é no google.

Ué!... era só ter feito alguns agradecimentos e pronto!!... Então, vamos aos agradecimentos...

Parte II

AGRADECIMENTOS

A Deus

Desde o início de nossa caminhada, tu estavas conosco. Dias e noites se passaram. Vitórias foram conquistadas. Derrotas foram superadas. Amizades foram criadas. Conhecimentos foram adquiridos... e agora que alcançamos o nosso objetivo, viemos te louvar, te agradecer e te oferecer humildemente a vida, o amor, a felicidade, enfim, a vitória deste momento. Obrigado, Senhor.

Aos Pais ou àqueles que nos fizeram seus filhos

De vocês recebi o dom maior, a vida. Entretanto, não se contentaram em presentear-me apenas com ela. Revestiram minha existência de amor, carinho e dedicação. Abriram as portas do meu futuro, iluminando-me com a luz mais brilhante que puderam encontrar: o estudo...Quantas vezes abriram mão de seus sonhos para que os meus se realizassem. Quantas vezes seus corações se chocaram pela minha partida e mesmo assim foram firmes. É chegado o momento. Minhas mãos estão frias, a face um pouco pálida, pois a certeza de que, quando o meu nome for anunciado, as palmas mais fortes partirão das suas mãos, como também serão suas lágrimas as mais verdadeiras. Nesta hora, reservo para vocês o abraço mais forte e caloroso e as palavras desajustadas, que querem dizer: obrigado pelo sonho que realizo hoje. E aos que não mais aqui se encontram, a lembrança afaga a saudade. Obrigado pela lição de amor que me ensinaram durante toda minha vida.

Aos que Amamos

Existem pessoas que sempre ficarão em um lugar muito especial em nosso coração. A elas queremos agradecer por estarem sempre ao nosso lado, mesmo nos momentos difíceis. Obrigado por nos incentivar, por nos acompanhar e por entender nossa ausência durante tantas vezes. Obrigado por nos amar tanto, às vezes sem saber o quanto esse amor foi fundamental para nossa conquista. Aos namorados, esposos, filhos irmãos, amigos, enfim, a todos que amamos, nosso carinhoso agradecimento. A melhor forma de agradecermos é fazendo um pedido. “Continuem sempre conosco”.

Aos Colegas

No início, unidos apenas por um objetivo comum. Recuados, desconfiados, aos poucos a convivência foi nos aproximando. A inocência daqueles dias permitia aos extrovertidos roubar risos de todos, mesmo nos momentos mais difíceis. Éramos uma turma alegre. Mas chegaria mesmo um dia em que seria preciso acabar, em que cada um seguiria seu caminho. E todos sabíamos que, neste dia, a separação nos faria sorrir e chorar ao mesmo tempo. Que bom será se, de tantas gargalhadas, de tantas conversas e de todas as cervejas compartilhadas nestes quatro anos (para alguns um pouco mais), ficará a certeza de que, quando necessário, voltaremos a nos falar. Não só para retomar a alegria do tempo de estudantes e sonhadores, mas para sentir que a alegria e o sonho resistiriam, apesar do tempo e dos possíveis tropeços. Valerá a pena ver que o brilho do olhar permaneceu intacto e que os caminhos, mesmo diferentes, podem voltar a se cruzar. Aos nossos colegas que sabemos amigos, até breve. Aos nossos amigos que sabemos irmãos, não existe adeus... Aos Funcionários

Na vida, nos deparamos com pessoas comuns, mas que se fazem especiais, acolhendo-nos com um sorriso transparente, mesmo quando o semblante parece cansado. A vocês, que também fazem parte da historia desta nossa vitória, o nosso obrigado carinhoso. Talvez a rotina nos tenha transformado em apenas mais uma turma que parte, mas a convivência nos tornou amigos e na partida levaremos saudades. Há muitas coisas que não se pagam com o dinheiro mas que se pagam com um sorriso, com uma atenção, com um obrigado.

- Convido então o também colega, Bruno para prestar homenagem à Roberta como forma de agradecimento pelo carinho e presteza a que tanto nos foi dado.

Homenagem Póstuma

Ao nosso sempre mestre Prof. Otávio Augusto Nassif Tanuus

Neste momento, alguém que gostaria de estar conosco está ausente. Mas a lembrança da sua presença e o som de sua voz sopram suaves na memória, num murmúrio triste de lamento e saudade. De sua ausência restam conosco a recordação, o exemplo e o eterno agradecimento, além do pesar por não podermos abraçá-lo agora e compartilharmos juntos a alegria da tarefa cumprida. Ele se foi num adeus eterno, mas está aqui. Lembrado, presente, eterno.

- Chamo o colega Vitor Baptista, para entrega da placa de homenagem à Profa. Lara Saião, simbolizando o nosso imenso carinho ao saudoso professor Otávio, que não está aqui conosco, mas está em nossos corações.

Antes de ler a mensagem aos Mestres, vou ler uma pequena carta de agradecimento que fiz à minha professora do primário, que eu não tinha contato há 23 anos, consegui o endereço e esta carta foi entregue há poucos dias. E junto foi, o convite e minha monografia de conclusão. Essa carta dizia o seguinte.

Petrópolis, 13 de junho de 2006

Professora Rosilda,

Escrevo estas breves linhas para lhe agradecer cada esforço seu dado naquela escola de roça, Escola Rural Couto Magalhães-Anápolis-GO, quanta lembrança, pois foi ali que pude dar início à minha vida estudantil de 1ª. a 4ª. série, aprendendo pelo que você foi e reaprendendo a alfabetização através de meus colegas de séries anteriores, cuja professora também era você, que se dividia para dar conta de todos nós. Me lembro ainda, que ali havia uma grande escola, mas uma grande escola da vida, pois pela estrutura física não se podia dizer o mesmo, por ser uma escola de uma sala só, uma minúscula cantina fria e vazia sem do que comer, e por último, uma casinha sem sanitário, dentro, apenas a terra solta do formigueiro, que era o luxo para as meninas, por ser um ambiente fechado, ainda com porta totalmente quebrada e comida pelo cupim, e para os meninos, sobrava apenas o chão e a parede por de trás desta mesma casinha, esses limites eram rigorosamente seguidos quase sempre sem confusão. E o lavabo? Uma bacia de alumínio posta no alicerce da cantina. Na minha lembrança ouço você dizendo:


- Meninos, lavar as mãos para entrar. - Quanta correria para não ser o último, isso para não sujar as mãos na água já vermelha.


Sempre penso no esforço que fazia para nos dar sua valiosa aula, a longa distância que percorria todos os dias, os mais de 8 quilômetros diários a pé, sem estradas, por meio do mato e que não foi obstáculo para nos dar a sua aula. Hoje como um sonho, terminando já a faculdade de Ciência da Computação, embora aos 33 anos, mas muito feliz e orgulhoso de poder compartilhar esta vitória, pois você também foi parte disso, pelo exemplo de perseverança e força.

Obrigado professora Rosilda, que Deus lhe abençoe!

Emerson Souza da Silva

Agora sim posso dizer: Aos Mestres

Ser mestre não é apenas lecionar, ensinar não é apenas transmitir o conteúdo programático. Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir a esse os segredos da caminhada. Ser mestre é ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e de amor. O agradecimento sincero aos mestres e amigos, aos somente mestres, e àqueles que, com seus problemas e dores humanas, não foram amigos e nem mestres, mas que também passaram por nós. Nosso respeito, nosso afeto.

- Para entrega da placa de homenagem e agradecimentos ao paraninfo, Prof. Tavares, chamo aqui para representar a turma a colega formanda Gisele.

- Chamo agora a colega e amiga Ana Telma, para entrega da placa de agradecimento ao Nosso Patrono. (Jorge Antônio)

- Temos a satisfação de chamar a colega, Roberta, para entrega de uma placa de agradecimento ao Prof. Homenageado, Prof. Mozar

Parte III

ENCERRAMENTO DO DISCURSO

Estamos chegando ao fim, fim para dar início a um novo começo.

Muitos teriam chegado se não fosse pela insistência, perseverança e acima de tudo aceitar desafios. Não esqueçamos também daqueles que lutaram, mas infelizmente por questões econômicas não puderam continuar e estar aqui conosco.

Olhando um pouco para trás, torna-se tão divertido aquelas aulas de cálculo, mas sabemos o quanto foi preciso para eliminá-las, e que aliás, por misericórdia de alguns professores bonzinhos, aqui estamos. Esses!!! Vão direto para o céu!!

Nossos churrascos, nem gosto de lembrar, foram recheados de caipirinha, cerveja... e muita... mas muita glicose na veia, que o pronto socorro do Alto da Serra que o diga.

Churrasco à parte, CR à prova, aprendemos, conquistamos eternos amigos, que também nos ensinaram pela sua maneira de ser, dentro e fora de sala de aula. É claro que por uma questão fatorial, acaba-se estudando pelo menos uma vez com um colega de outra turma, mais ou menos adiantados que nós, aumentando assim, nossa rede de amigos, re-classificando o grau de afinidade entre todos.

Durante todo o curso, todos nós, estávamos expostos ao conhecimento representado pelos nossos professores, agora estamos sozinhos, mas capacitados ao título de Bacharel em Ciência da Computação. Aprendemos que para ser um profissional de computação é ser diferente, pois ela se faz diferente a todo instante, o que estudamos de manhã, torna-se obsoleto à tarde, e precisamos sempre estar se reciclando para não ser um dinossauro ao anoitecer.

Portanto, aqui estamos, minha turma começou com 30 alunos, hoje aqui somos apenas 7, outra turma com 40, restaram apenas 8. Conseqüentemente para ser possível esse momento, foi preciso juntar várias turmas para dar quorum a essa colação, e que, aliás, foi um dos desafios que nossa comissão de formatura tomou e competentemente conseguiu nos reunir. Parabéns Ana, Gisele e Roberta... Ufa!... que bom que conseguimos, que se exploda as derivadas e as integrais, salve os bits e os bytes, estamos formados.

Emerson Souza